RETENÇÃO PROLONGADA
Retenção prolongada dos dentes decíduos é o termo utilizado para quando o dente de leite permanece na cavidade oral após seu período normalmente esperado para queda. A Retenção prolongada é um quadro clínico que acontece quando não há reabsorção completa da raiz do dente e ele acaba ficando preso na cavidade bucal. O dente permanente “muda a rota” e surge atrás do dente de leite.
É durante o exame clínico que se torna possível observar alterações no desenvolvimento dentário, os padrões anormais são identificados e, dependendo da análise clínica o dente decíduo é extraído.
Por isso é importante o acompanhamento com um profissional odontopediatra; ou seja só ele poderá garantir uma saúde bucal satisfatória e sem retenção prolongada e demais problemas bucais.
Agora você pode estar se perguntando, por que os dentes de leite não caem? Aqui vão alguns motivos :
- Ausências dos dentes permanentes, já que a troca dentária acontece em razão da reabsorção da raiz dos dentes de leite pelos dentes permanentes.
- O nascimento do dente permanente em um local que não o adequado, impedindo que sua raiz seja absorvida e caia.
- Falta de espaço na boca para que o dente permanente possa surgir, consequentemente retendo o de leite na cavidade oral.
- Os dentes permanentes do seu filho estão nascendo onde não deveriam?
Veja também nossa publicação sobre: Prevenção começa na infância.
Acompanhe o nosso conteúdo no instagram.