RETRAÇÃO DA GENGIVA
A retração da gengiva pode ser revertida?
Um dos fatores que causa a retração da gengiva é quando ela sofre algum tipo de agressão, seja por uma lesão, seja em função de doenças bucais, como a gengivite. Como resposta a essas situações agressivas, o tecido perde volume, fica cada vez menor e deixa de cobrir os dentes como deveria.
É importante lembrar que a gengiva tem o importante papel de promover a proteção das partes mais sensíveis dos dentes. Quando ela retrai, essas partes ficam expostas e ocorrem diversos sintomas — um dos principais é a sensibilidade dentária.
Escovação com força, trauma na gengiva, mordida não balanceada, gengivite e periodontite são outros fatores que podem fazer com que a gengiva fique retraída.
Como a retração gengival deixa as partes sensíveis do dente mais expostas, ela provoca uma série de sintomas, que ajudam a diagnosticar esse quadro., como sensibilidade, acúmulo de bactérias, gengivite, periodontite e cáries radiculares.
Apesar de todas essas complicações que a retração da gengiva pode causar, a boa notícia é que esse problema tem tratamento. A recuperação das estruturas perdidas pode ser feita através de cirurgias, restaurações com resina ou a combinação das duas. Quanto antes buscar a solução mais simples será a recuperação.