DENTES MOLES
É importante ressaltar que os dentes moles só são um problema quando estão presentes EM ADULTOS. Na infância, esse é um sintoma normal, que representa a futura queda de um dos dentinhos.
Mas o que pode deixar os dentes moles na vida adulta?
• Traumas
A ocorrência de traumas (machucados, pancadas etc.) é uma causa possível para se ter um dente permanente mole. Isso acontece por conta da força aplicada sobre a estrutura dentária, que pode ser danificada, prejudicando a sustentação das raízes.
• Bruxismo
O bruxismo é um problema silencioso e que, muitas vezes, passa despercebido pelos pacientes que lidam com ele. Consiste no ato de “ranger” os dentes com muita força, o que também pode danificar as raízes e diminuir a sustentação dentária.
• Doença periodontal
A periodontite é uma doença inflamatória ocasionada por problemas com a higiene bucal. O acúmulo de bactérias na região faz com que estruturas sejam destruídas pelo surgimento de cáries e o agravamento da doença, o que pode afetar os tecidos de sustentação.
Não é normal o dente permanente ficar mole. Então, a procura por um dentista é algo imprescindível. Afinal, ele poderá estabelecer o melhor tratamento para o seu caso e evitar que certos problemas aconteçam.
A odontologia preventiva é o melhor caminho para evitar que esse tipo de situação ocorra. Com limpezas periódicas e orientações frequentes sobre os melhores hábitos de higiene, você previne um quadro grave de periodontite ou, até mesmo, a perda de dentes por conta disso.