DENTE MOLE
A queda de um dente mole é um momento importante na vida de uma criança, pois pode influenciar, inclusive, na forma como ela vai encarar os cuidados com a saúde bucal ao longo da vida e na rotina de visitas ao dentista.
Além disso, contar com o apoio dos pais nessa etapa é fundamental para que as crianças não tenham medo de ir ao dentista. Você sabe qual é a hora certa de tirar um dente da criança? Quais são os principais cuidados que os pais devem ter?
Lembre-se de buscar sempre a orientação da odontopediatra para auxiliar ao longo de todo esse processo, ok? Assim, caso algo não saia de acordo com o planejado, você terá a quem recorrer e tornar esse momento muito mais tranquilo para todos.
Confira os cuidados que você deve ter:
-
Converse com a criança
Em primeiro lugar, o primeiro passo para que esse processo transcorra tranquilamente é conversar. Em segundo lugar, dialogue com o pequeno, a fim de identificar quais são os medos e as ansiedades da criança nesse momento. Cite o exemplo de algum amiguinho ou até mesmo mostre uma foto sua quando criança, sem os dentes. Isso vai gerar uma identificação e diminuir a ansiedade do pequeno.
-
Transmita segurança
Em seguida, é hora de transmitir segurança. Nada de histórias mirabolantes sobre a perda dos seus próprios dentes. O objetivo nunca é assustar a criança. Aqui, é a hora de responder a todas as perguntas. Se você não souber, não tem problema. Pesquise ou entre em contato com o dentista para respondê-las. Mostre que está tudo bem e que a queda dos dentinhos é um processo natural.
-
Dê autonomia
Respeitar o corpo da criança é algo que deve ser feito desde a mais tenra idade. Você pode demonstrar todo esse respeito até mesmo no momento da queda do dente mole.
Também, dê autonomia para que a criança pergunte, estimule o dente e observe todo o processo entre o amolecimento e a queda.
-
Cuide da higiene
Durante o processo, cuide sempre da higienização das mãos e utilize gaze ou panos limpos para a retirada dos dentes da criança. Nada de contaminar a região!
Enquanto fizer isso, aproveite e oriente a criança com relação à importância do cuidado com a higiene. Explique que os próximos dentes serão fixos e que os cuidados com eles devem ser levados muito a sério.
-
Fuja de métodos antigo
Perder um dente mole ou mais não deve ser um processo traumático. Muito pelo contrário! Essa situação marca o início de uma fase completamente nova na vida das crianças.
Sendo assim, fuja de métodos antigos que podem assustar e até machucar a gengiva da criança — nada de amarrar o dente com fio dental na porta, mandar seu filho morder algum objeto ou até mesmo arrancar o dente à força e antes da hora. Não tenha pressa!
-
Cuide do momento após a retirada do dentinh
Após a queda, evitar alimentar a criança por cerca de 30 minutos, pois isso vai favorecer a cicatrização da gengiva.
Ainda, utilize o momento para se conectar com o pequeno. Deixe que ele decida o que quer fazer com o dentinho, pergunte como ele está se sentindo e dê colo, se necessário. Se a criança acreditar na fadu do dente, entre na brincadeira!
Em conclusão. O ideal é criar associações positivas para as próximas consultas odontológicas e assuntos que envolvam a saúde bucal.