TRATAMENTO DE GENGIVITES E PERIODONTITES
TRATAMENTO DE GENGIVITES E PERIODONTITES
A GENGIVITE é uma inflamação na gengiva que costuma causar vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar fio dental ou ao morder algum alimento.
A principal causa da gengivite é a formação da placa bacteriana, que se desenvolve ao redor, em cima ou entre os dentes, de modo contínuo. Estas bactérias, quando não removidas, podem se desenvolver e tranformar a gengivite em periodontite.
A PERIODONTITE é o estágio mais avançado da doença que se iniciou como gengivite e também o mais grave. Ela é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos, que envolvem e sustentam seus dentes, conhecidos como periodonto.
Uma vez detectada, a periodontite é irreversível se não for tratada e possui consequências graves nos dentes e gengivas.
Para evitar casos de periodontite, é preciso tratar a inflamação causada pela gengivite. Uma boa higiene é essencial. A limpeza profunda, realizada no consultório, é capaz de remover a placa que se acumula e endurece e torna-se tártaro.
Quando a inflamação é identificada no início, é mais fácil tratá-la , facilitando a recuperação dos tecidos.
A gengiva deve se envolver ao dente. Na presença da doença, os tecidos de suporte da gengiva e osso são destruídos, formando-se bolsas que acumulam células mortas, resíduos alimentícios e bactérias ao redor do dente. Conforme a doença avança, as bolsas se aprofundam e forma um espaço ainda maior, causando retração da gengiva, destruição óssea e a perda do dente.
As gestantes possuem maior tendência de desenvolver a inflamação, devido às causas hormonais. Algumas doenças, como diabetes não controlado, estresse também facilitam a manifestação da doença.
Caso seja feita a limpeza correta após as refeições, esse problema pode ser evitado.