EXTRAÇÃO DE SISO
EXTRAÇÃO DE SISO
Os dentes siso são os últimos molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles costumam nascer entre os 16 e 21 anos.
Justamente por seu nascimento tardio, é comum que não haja espaço suficiente dentro da boca, fazendo com que eles fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço e desconforto.
Ao nascerem, os dentes siso podem ficar mal posicionados, desalinhados, machucar as regiões do fundo da boca e, com a dificuldade em sua higienização, podem provocar inflamações e outros problemas odontológicos graves relacionados ao acúmulo de bactérias.
A extração do dente siso costuma ser indicada sempre que há presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, é preciso avaliar caso a caso.
A retirada dos sisos é realizada através da cirurgia com anestesia local. Quando o dente é extraído, é realizado uma sutura na região para conter eventuais sangramentos. Durante o pós-operatório, é normal que alguma dor seja sentida, mas em casos prolongados, é recomendado a consulta ao dentista novamente.
Em casos de pacientes que possuem espaço na boca, sua extração não é necessária, pois eles nascem normalmente sem maiores transtornos.
Geralmente a idade indicada para fazer a extração do dente siso é entre 15 e 18 anos, pois conforme a idade vai avançando, se torna mais difícil realizar sua extração devido a calcificação do dente.
Sim. Dessa forma, o paciente precisa passar pelo pós-operatório, com uso de medicação ou dieta especial uma única vez. Caso seja realizado uma extração por vez, os cuidados deverão ser repetidos.
Sim, por esse motivo é importante realizar uma avaliação profissional. Após os 30 anos, o osso do paciente se torna mais rígido e as raízes ficam totalmente formadas, gerando um processo de extração mais complicado.