CLAREAMENTO DENTAL
CLAREAMENTO DENTAL
Um sorriso saudável contribui para a estética e autoestima. Um dos procedimentos capazes de fazer isso é o Clareamento Dental. Os dentes podem já nascer amarelados (origem genética) ou podem se tornar amarelados conforme o envelhecimento (processo natural). O clareamento dental é um procedimento que visa tornar o dente mais claro com a aplicação de um gel clareador. Este produto irá penetrar na estrutura interna do dente, modificando as moléculas pigmentadas, e causar um aspecto de dente mais jovem, claro e saudável.
O tratamento de clareamento pode ser realizado de duas maneiras: clareamento assistido e clareamento caseiro.
CLAREAMENTO ASSISTIDO: é realizado no consultório, onde é utilizada uma barreira gengival para evitar o contato do gel clareador com a gengiva. O gel é aplicado nos dentes com uma seringa. Os ativos clareadores costumam ser o peróxido de hidrogênio e o peroxido de carbamida. Cada sessão dura entre 20 e 40 minutos.
CLAREAMENTO CASEIRO: é utilizada uma moldeira de acetado com gel menos concentrado, que encaixa nos dentes, deixando o produto agir pelo tempo determinado pelo dentista, que varia de paciente para paciente.
Há algum tempo já foi comprovado que o consumo de qualquer alimento durante o clareamento não interfere no processo de repigmentação, com exceção do cigarro que é contraindicado. Importante realizar uma boa higiene após o consumo de alimentos pigmentados.
Para garantir a qualidade do clareamento, é preciso investir um uma boa higiene bucal; evitar alimentos ácidos, pois eles acentuam a sensibilidade; após consumir bebidas e alimentos com pigmentos escuros, fazer a higienização bucal de forma correta.
Em casos de clareamento realizado sem a supervisão de um dentista, o procedimento pode ocasionar sensibilidade dentária, dores, desconfortos e irritação na gengiva.