APARELHOS FIXOS AUTOLIGADOS   - Lazzari & Canabarro Odontologia Integrada

APARELHOS FIXOS AUTOLIGADOS  

ORTODONTIA

APARELHOS FIXOS AUTOLIGADOS

O APARELHO FIXO AUTOLIGADO  é uma evolução tecnológica aos aparelhos fixos tradicionais para tratamentos ortodônticos. Ele é feito para alinhar não só os dentes, mas também a mordida do paciente de uma maneira mais rápida e eficiente.  

Esse modelo de tratamento é realizado através de um conjunto de materiais:  

Bráquetes: metálicos ou transparentes. Eles são fixados aos dentes através de resinas especiais e servem como ponto de aplicação de força dos fios. 

Fios: são fixados aos bráquetes. São eles que geram força aos dentes, garantindo a movimentação dentária. Possuem diferentes tamanhos e calibres e cada um deles é utilizado de acordo com o estágio do tratamento. 

Sem Ligaduras: conhecidas popularmente como borrachinhas, nesta técnica elas não são utilizadas . Aparelhos autoligados tem sua propria estrutura de fechamento , o que gera menos atrito com os fios ortodônticos e mais rapidez aos tratamentos . Também acumulam menos placa bacteriana , pois os elásticos são porosos e acumulam muitos resíduos. 

Elásticos: eles auxiliam e intensificam o movimento necessário ao tratamento. Não são utilizados em todos os casos e são removíveis.  

O tratamento com o aparelho fixo realiza a movimentação dos dentes e a posterior remodelação óssea. Isso é realizado pouco a pouco, por meio de movimentos planejados pelos dentistas responsáveis, que irão aplicar a força necessária para que isso ocorra. 

A manutenção é realizada periodicamente, geralmente mensais, que determinarão os ajustes necessários na força exercida. Outro ponto observado durante a consulta é a identificação precoce de cáries e a orientação quanto a  higienização. 

A higienização do aparelho fixo deve ser realizada com muita atenção, após cada refeição para evitar que resíduos alimentícios fiquem alojados na estrutura do aparelho. O uso do fio dental é imprescindível para que a limpeza seja completa. 

Alguns alimentos, por serem mais duros, podem descolar e quebrar os bráquetes e entortar o fio. Alimento pegajosos também podem prejudicar a higienização.