LENTES DE CONTATOS
LENTES DE CONTATO
LENTES DE CONTATO DENTAL são capas de cerâmica idealizadas para cobrir a superfície frontal dos dentes. Elas se assemelham as facetas de resina e, quando instaladas na superfície dos dentes, podem mudar sua cor, formato, tamanho e comprimento dos dentes.
A espessura da lente varia entre 0,3 mm e 0,5 mm e, em alguns casos, o procedimento é realizado com um leve desgaste do dente.
A aplicação e lentes de contato costuma ser indicada:
- Dentes lascados, quebrados ou desgastados;
- Dentes desalinhados (nesses casos, a primeira opção de tratamento é a ortodontia, sendo recomendado o uso da lente de contato na impossibilidade de realização do tratamento ortodôntico);
- Diastema (espaçamento entre os dentes);
- Dentes com formato irregular ou má formações;
- Dentes com alteração na cor, porém nesses casos, é necessário o desgaste da superfície para que a lente tenha espessura suficiente para recobrir e mascarar a cor do dente. Quando maior a alteração da cor, maior a necessidade de desgaste.
A boa higienização é fundamental para manter os cuidados com a lente. Visitas periódicas aos dentistas também devem continuar, além de evitar hábitos como roer unhas ou utilizar os dentes para morder ou abrir algum objeto. Em casos em que o paciente sofre de bruxismo, é importante usar a placa de proteção para que as lentes não sofram com o ranger dos dentes.
A principal diferença está no material utilizado. Lentes de contato costuma ser de cerâmicas, por isso sua cor e seu brilho não mudam ao longo do tempo.
A duração da lente de contato dental depende dos hábitos de higiene. Quando realizados corretamente, sua duração é em torno de 15-25 anos.